Líder da China tem encontro histórico com vice de Taiwan

Em um momento histórico para as tensas relações entre China e Taiwan, o vice-presidente eleito taiwanês, Vincent Siew, encontrou-se rapidamente neste sábado (12) com o presidente chinês, Hu Jintao.

Foi o primeiro encontro entre um alto oficial taiwanês e um presidente chinês desde o fim da guerra civil, em 1949, quando Taiwan estabeleceu um governo próprio, independente da China.

A China reivindica Taiwan como parte de seu território e promete recolocar a região sob seu controle, até pela força, se necessário.

Diferenças políticas impediram, na prática, contatos de alto nível entre as duas partes nas últimas seis décadas.

Siew e Hu conversaram diretamente, na maior parte do tempo em particular, por 20 minutos, contando cada lado com 12 delegados no Fórum Boao para a Ásia. O evento é realizado todo ano na Província de Hainan, no sul da China.

Os dois líderes se sentaram um ao lado do outro, após um aperto de mãos.

Siew disse que o encontro foi "amistoso" e afirmou ter dito a Hu que "ele espera que ambos os lados sejam capazes de encarar a realidade, antecipar o futuro, deixar as disputas de lado e buscar uma situação de ganhos para todos".

Siew disse ainda que preferiu ater-se a questões econômicas e evitou as políticas, de natureza mais delicada.

Segundo Siew, nos últimos anos "a política tem sido fria mas os negócios estão aquecidos", numa referência às milhares de empresas taiwanesas que investem na China. Ele lembrou também que a China recebe a visita de mais de 4 milhões de taiwaneses por ano.

Voltar ao topo