Japão cria política de assistência a “Ciberdesabrigados”

O governo japonês está se mobilizando para acabar com o fenômeno dos chamados "ciberdesabrigados", pessoas sem casa que "vivem" em estabelecimentos comerciais abertos 24 horas por dia, como redes de fast food e lan houses.

Foi aberto nesta sexta-feira (25) em Tóquio um novo centro de assistência social, batizado de Tokyo Challenge Net, que tem como objetivo ajudar pessoas sem teto na procura de moradia e trabalho e na obtenção de empréstimos de até 400 mil ienes (aproximadamente R$ 6.400).

A iniciativa, nascida da colaboração entre o Ministério da Saúde e a prefeitura de Tóquio, pretende dar assistência às cerca de duas mil pessoas da cidade que atualmente, mesmo possuindo uma ocupação, passam suas noites em estabelecimentos comerciais 24 horas.

Uma pesquisa revelou no ano passado que esses locais são cada vez mais utilizados como último refúgio antes das ruas por uma vasta categoria de pessoas em dificuldades, de pessoas que perderam o emprego àqueles com problemas financeiros que não permitem pagar o aluguel de uma casa.

Em lan houses, pagando cerca de 100 ienes por hora (cerca de R$ 1,60) é possível alugar uma minúscula cabine, onde em vez de usar um computador as pessoas acabam dormindo.

Voltar ao topo