Itamaraty confirma execução do brasileiro na Indonésia

O Ministério das Relações Exteriores confirmou na tarde desta terça-feira, 28, que o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, foi executado hoje na Indonésia. Paranaense, Gularte foi condenado à morte por tráfico de drogas em 2005. Em 2004, ele foi preso no aeroporto de Jacarta com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe.

No último sábado, 25, o governo da Indonésia notificou a embaixada do Brasil em Jacarta, juntamente com os diplomatas de todos os países que têm cidadãos no corredor da morte, para comparecerem a uma reunião na prisão de Nusakambangan, em Cilacap. Em mais uma tentativa de evitar a morte do brasileiro, representante da Indonésia no Brasil foi chamado ao Itamaraty, no final da tarde de sexta-feira, para ouvir um novo pedido de clemência.

As relações entre Brasil e Indonésia estão estremecidas desde a execução do brasileiro Marco Archer Moreira, fuzilado em 18 de janeiro, condenado por tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta, em 2004. Em represália à morte de Archer, a presidente Dilma se recusou a receber as credenciais do novo embaixador indonésio no Brasil, Toto Riyanto, em 20 de fevereiro, e ele precisou retornar à Jacarta. Por isso, atualmente o principal representante indonésio no Brasil é um ministro-conselheiro e não o embaixador.

Voltar ao topo