Israel cancela reunião secreta, afirmam palestinos

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cancelou na última hora uma reunião secreta destinada a colocar panos quentes em um impasse diplomático esperado para setembro na Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta segunda-feira o negociador palestino Yasser Abed Rabbo.

De acordo com Abed Rabbo, o presidente de Israel, Shimon Peres, pediu ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, a realização de um encontro para discutir o plano palestino de buscar o reconhecimento de sua independência perante a Assembleia Geral da ONU.

Peres, segundo Abed Rabbo, prometeu que os israelenses levariam “ideias criativas” para desfazer a crise. Abbas então viajou para a Jordânia na última quinta-feira para participar da reunião, marcada em segredo. Na última hora, porém, Peres telefonou para cancelar o encontro, dizendo que Netanyahu foi contra.

Israel é contra a iniciativa palestina de buscar o reconhecimento de seu Estado na ONU. Tanto o gabinete de Peres quanto o de Netanyahu recusaram-se a comentar o relato de Abed Rabbo. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo