Israel adia reunião com EUA por impasse na Cisjordânia

Um membro da comitiva do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse hoje que Israel pediu o adiamento de uma reunião do líder israelense com o enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, o ex-senador norte-americano George Mitchell, porque Israel queria mais tempo para acertar as diferenças em relação às colônias judaicas nos territórios palestinos ocupados na Cisjordânia. A reunião entre Netanyahu e Mitchell deveria acontecer durante a estada do israelense na capital francesa.

Netanyahu desembarcou hoje em Paris para conversar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em um momento no qual ganham corpo as divergências entre Tel-Aviv e Washington em razão dos assentamentos. Ontem, assessores de Netanyahu disseram que quem se reunirá com Mitchell será o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, que viajará a Washington na próxima semana.

Os Estados Unidos exigem o fim da expansão dos assentamentos judaicos nos territórios palestinos ocupados. Israel insiste em que seja permitido o “crescimento natural” das comunidades de judeus estabelecidas atualmente na Cisjordânia.