Intercâmbio leva brasileiros para as melhores universidades russas

Um grupo de 13 brasileiros, de 10 cidades do país, embarca no próximo dia 03 de junho rumo a Moscou para estudar nas melhores instituições de ensino superior da Rússia. Partindo de São Paulo, eles vão para a terra dos czares fazer graduação e pós-graduação em Engenharia de Gás e Petróleo, Engenharia Aeroespacial, Relações Internacionais, Letras, História e Medicina em reconhecidas universidades, tais como a Academia Médica Sechenov, Universidade Russa de Gás e Petróleo, Universidade Politécnica de São Petersburgo e Universidade Aeroespacial de Moscou.

Composto por representantes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Paraíba, esse é o terceiro grupo de estudantes formado pela Associação Latino-Americana Russa de Estudos Superiores (ALAR), entidade representante oficial para a América Latina das principais universidades públicas da Rússia. Ela é responsável pela seleção dos candidatos, processo de orientação na escolha da faculdade, obtenção da documentação necessária, inscrição na universidade escolhida e assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu destino.

O baixo custo dos estudos na Rússia é um dos principais atrativos para os estudantes brasileiros. Boa parte dos gastos é subsidiada pelo governo russo, o que permite que as despesas sejam sensivelmente mais baratas em relação às de outros cursos europeus.

Na Rússia, os alunos iniciam seu processo de intercâmbio freqüentando a Faculdade Preparatória, onde aprendem o idioma local. O tempo de permanência na FP varia de sete a 16 meses, de acordo com o ritmo de cada aluno. ?Nunca tivemos caso de os estudantes não se adaptarem ao idioma. O estudo integral e a convivência facilitam o aprendizado?, afirma Anatoli Gatsalov, diretor da ALAR no Brasil.

O estudante que cursar uma faculdade na Rússia terá de passar posteriormente por um processo de reconhecimento de diploma em uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em algum centro estrangeiro de ensino. A partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma único de estudos superiores da Europa). No Brasil, a ALAR tem convênios de cooperação com a FAAP, e já começaram as conversas com UFRJ, USP, Unesp e outras instituições de destaque.

Expectativa

Faltando poucos dias para o embarque, a mudança radical de vida gera uma mistura de ansiedade e expectativa para os estudantes. O frio na barriga é inevitável. ?Mal consigo dormir à noite pensando na viagem. Sei que vai ser uma mudança total, mas é um investimento de vida?, reconhece Jaderson Francisco, 25 anos, morador de Limeira/SP. Ele vai para Moscou cursar Engenharia de Gás e Petróleo.

Para quem estudar na Rússia é um sonho antigo, a expectativa é ainda maior. É o caso de Nadia Del Corto, 20 anos, moradora de Ribeirão Pires/SP. Bailarina profissional, ela já participou do Ballet Bolshoi no Brasil. ?Estou feliz, pois consegui juntar um sonho de criança com as vantagens de me formar num dos melhores centros de ensino do mundo?, afirma Nádia, que já até aprendeu o idioma russo e vai para Moscou cursar Engenharia Aeroespacial.

Outro sonho, o de cursar medicina, foi o que atraiu seis brasileiros do grupo. Eles vão ingressar na Universidade Estatal de Belgorod, centro de excelência de ensino, e na Academia Médica Sechenov (MMA), de Moscou, considerada pela UNESCO a segunda melhor universidade do mundo.

Eduardo Batista, de Curitiba, chegou a cursar três anos de Direito, mas o sonho de tornar-se médico falou mais alto. ?Estou animado em poder aliar um excelente curso com a tradição, a língua e a cultura russa?, garante. Quem também pensa dessa forma é o já psicólogo Helerson Dias, 29 anos, morador de Varginha/MG: ?Desde pequeno me interessei pela literatura e por informações sobre o país. Acho que vai ser uma oportunidade única de fazer um excelente curso e conhecer uma das mais ricas culturas do mundo?.

Serviço:
Associação Latino-americana Russa de Estudos Superiores
Tel: (11) 5505 5898
Endereço: Av. Eng. Luiz Carlos Berrini 962, Conj.102,
Brooklin ? São Paulo ? SP
www.universidades-russia.com.br

Voltar ao topo