Hungria oferece ajuda para que Sérvia entre na UE

A Hungria apoia a tentativa da Sérvia de se juntar à União Europeia (UE) e disse que está pronta para ajudar na integração do país vizinho ao bloco, segundo afirmou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, durante uma visita de um dia a Belgrado. Orban se reuniu com o primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, e com o presidente do país, Boris Tadic. A Hungria assumirá a presidência rotativa da UE no dia 1º de janeiro.

Segundo Orban, os dois países têm um futuro em comum, independentemente da Sérvia se tornar membro da UE. Já Cvetkovic disse que a Hungria “ofereceu ajuda nas atividades que a Sérvia teria de realizar ao longo do caminho europeu”. “Nós conversamos sobre criar uma linha direta entre os dois governos que forneceria respostas a certas questões relacionadas à integração europeia”, comentou o primeiro-ministro.

Entre os principais empecilhos para a entrada da Sérvia na UE está a conturbada relação do país com sua antiga província Kosovo. Em setembro, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou por aclamação uma resolução que “reconhece” a decisão da Corte Internacional de Justiça segundo a qual a declaração de independência de Kosovo é legal. A Sérvia considerou o texto “neutro” sobre o status de Kosovo. As informações são da Dow Jones.