Guerra Fria terminou e Rússia não é inimiga, diz Bush

Os Estados Unidos e a Rússia não estão retomando à Guerra Fria, disse o presidente americano, George W. Bush, acrescentando que dirá ao presidente russo, Vladimir Putin, que não há motivos para se preocupar com os planos de Washington de instalar um sistema antimíssil no leste da Europa. "A Guerra Fria terminou", afirmou Bush em Praga, capital da República Checa, no primeiro dia de sua viagem à Europa. "A Rússia não é nossa inimiga", prosseguiu ele.

As relações entre os dois países se deterioraram nas últimas semanas, especialmente depois que Putin rejeitou os planos americanos de instalação de componentes de um sistema antimísseis na República Checa e Polônia, nações que faziam parte da esfera de influência soviética durante a Guerra Fria.

Bush irá se reunir com Putin durante o encontro do Grupo dos Oito (G-8, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia) em Heiligendamm, na Alemanha. "Minha mensagem será: Vladimir – eu posso chamá-lo assim – você não deve temer um sistema de defesa de mísseis. Para falar a verdade, por que você não coopera conosco no sistema antimísseis? Por que você não participa junto com os EUA?", comentou Bush.

Voltar ao topo