Garcia: governo evitará guerra de declarações com Irã

O assessor de Assuntos Internacionais do Planalto, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que o governo evitará “guerra de declarações” com autoridades do Irã para garantir que a situação da iraniana condenada à morte por apedrejamento sob acusação de adultério não seja ainda mais prejudicada. A declaração de Garcia foi dada em entrevista no Itamaraty após almoço oferecido pelo presidente Lula ao presidente de Camarões, Paul Biya.

Em comício em Curitiba na semana passada, Lula ofereceu refúgio para a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani. Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã respondeu que Lula era emotivo. Na entrevista de hoje, Marco Aurélio relatou que antes dessa proposta de Lula feita em público, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, havia conversado três semanas antes com autoridades iranianas tendo manifestado a preocupação do governo brasileiro com a situação da mulher iraniana. Marco Aurélio Garcia disse que o caso não prejudica as relações diplomáticas com o Irã. “Obviamente não vai mudar de jeito nenhum. Não tem razão para mudar”.

América do Sul

Ainda na entrevista, Marco Aurélio Garcia voltou a dizer que o governo brasileiro confia que o novo presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, retome o diálogo do país com a Venezuela. “É preciso desmanchar essa confusão que se armou o mais rápido possível”.

Voltar ao topo