França aceita extraditar Manuel Noriega para o Panamá

Autoridades francesas aceitaram extraditar Manuel Noriega para o Panamá, anunciou nesta terça-feira o advogado do ex-homem forte do país centro-americano.

Yves Leberquier, o advogado, disse que o ministro francês das Relações Exteriores, Franlois Fillon, assinou a extradição em 6 de julho. Noriega, que governo o Panamá de 1983 a 1989, foi informado sobre a situação na semana passada. Não está claro quando se concretizará a extradição.

O Ministério das Relações Exteriores do Panamá informou nesta terça-feira que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre o assunto e que a informação estava sendo checada.

Noriega passou duas décadas preso nos Estados Unidos depois de ter sido deposto, em 1989, em uma invasão militar norte-americana. Ele foi enviado dos EUA para a França no ano passado para responder por lavagem de dinheiro. A justiça francesa condenou Noriega a sete anos de prisão.

Em seu país, Noriega é réu em um processo de assassinato de um comandante militar. Se condenado, ele estará sujeito a pena máxima de 20 anos de reclusão. As informações são da Associated Press.