Falta de energia tira do ar canais de televisão estatais no Egito por 50 minutos

Um corte de energia em um prédio público egípcio tirou do ar por cerca de 50 minutos a maioria dos canais estatais na noite de sábado. “É uma questão de segurança nacional. É extremamente perigosa essa

situação”, disse Amr Shennawi, um veterano âncora de um canal de notícias.

O ministro de Energia do Egito, Mohammed Shaker, que estava a caminho de Arábia Saudita na ocasião, imediatamente retornou ao Cairo para acompanhar o assunto, informou a mídia estatal.

O Presidente Abdel Fattah el-Sissi se reuniu com Shaker e vários outros ministros neste domingo, e salientou a necessidade de tomar medidas para evitar colapsos como este no futuro, disse a porta-voz presidencial Alaa Youssef, em um comunicado.

O primeiro-ministro Ibrahim Mahlab ordenou uma investigação sobre as causas do corte de energia. A mídia estatal informou que geradores de segurança no edifício estatal, que normalmente operam automaticamente em caso de falta de energia, tiveram falha de funcionamento.

O Egito, o país mais populoso do mundo árabe, enfrenta uma escassez crônica de energia que está causando apagões, e afetando dezenas de milhões de pessoas.

Shennawi disse cortes de energia podem acontecer “o tempo todo”, mas normalmente o sistema de energia de segurança funciona bem.

Pouco depois que os canais estatais voltaram ao ar, Essam Amir, chefe da Televisão egípcia e da Radio Union, disse repetidamente que não havia sinais de sabotagem.

Voltar ao topo