Ex-policial sul-africano é condenado a 15 anos de prisão

Um juiz sentenciou hoje o ex-chefe da polícia nacional da África do Sul, Jackie Selebi, de 60 anos, a 15 anos de prisão por corrupção. Segundo o juiz, Selebi é um mau exemplo para o país e também para os policiais que serviram sob suas ordens.

Selebi foi condenado em julho por receber subornos de um traficante de drogas. Hoje, quando leu a sentença, o juiz Meyer Joffe disse que Selebi é “um constrangimento para todos os cidadãos de bem deste país”. Selebi já foi presidente da Interpol, a polícia internacional.

Selebi, que também foi um importante funcionário do partido governista Congresso Nacional Africano (CNA), declarou-se inocente. Ele foi libertado após pagar uma fiança e seus advogados disseram que recorrerão da sentença. Ele afirma que foram fabricadas provas contra ele.

O ex-chefe da polícia foi processado por ter aceito dinheiro e presentes em troca de se reunir com capangas de um narcotraficante, para em seguida livrar o chefe da quadrilha das investigações criminais.

O principal partido da oposição sul-africana, a Aliança Democrática, descreveu o julgamento de Selebi como um “dos mais controversos na história da África do Sul”, após ‘obstáculos’ terem sido postos para bloquear as investigações e proteger Selebi”.

Voltar ao topo