EUA investigam se criança comandou tráfego aéreo

A Agência Federal de Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA, pelas iniciais em inglês) investiga se uma criança deu instruções via rádio a um piloto a partir da torre de controle do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, um dos mais movimentados do mundo.

Os breves contatos entre a criança pareciam divertir os pilotos. “Eu adoraria poder trazer meu filho ao trabalho”, brincou um deles, segundo gravação divulgada hoje na internet.

O controlador de voo que teria levado o filho ao trabalho e um supervisor foram suspensos do serviço, mas a identidade deles não foi revelada.

A FAA divulgou nota informando que abriria uma investigação e lamentou o comportamento dos funcionários do terminal aéreo. “Não é aceitável e não demonstra o profissionalismo esperado”, afirmou o organismo.

O sindicato de controladores também emitiu nota criticando a atitude daqueles que permitiram esta situação, afirmando que este incidente “não cumpre os altos padrões profissionais que os controladores exigem deles mesmos”. “Fatos como este prejudicam os avanços diariamente buscados para a segurança na aviação”, diz o comunicado.

Na gravação é possível ouvir a voz de uma criança falando com pilotos diretamente da torre de controle do aeroporto, acompanhada de um adulto. “Isto é o que acontece quando crianças não vão à escola”, disse o homem, aparentemente o controlador que estava supervisionando esta operação. Pouco depois a criança volta e fala “adeus, amigo”, em espanhol, e tem a mesma resposta de um adulto.

Voltar ao topo