EUA enfrentam protestos contra nova regra sindical

Os Estados Unidos foram tomados por protestos neste fim de semana, em apoio a centenas de manifestantes que se mantêm firmes em sua luta, no Capitólio de Wisconsin, contra uma legislação que enfraquece os sindicatos. A legislação é apoiada pelos republicanos. Defensores dos sindicatos organizaram ontem protestos, de Nova York a Los Angeles, em uma demonstração de solidariedade às manifestações em Madison, que entraram em seu 12º dia e atraíram a maior multidão até então – mais de 70 mil pessoas.

“Quero agradecer a vocês por terem vindo aqui hoje exercer os direitos da Primeira Emenda”, disse o ator Bradley Whitford, de “The West Wing”. “Esse governador tem que entender que o Wisconsin é um distrito teimoso.” O governador republicano Scott Walker apresentou um projeto de lei que prevê a retirada do direito de quase todos os funcionários públicos de negociar coletivamente benefícios e condições trabalhistas no orçamento de 2011-13.

Walker diz que o projeto vai ajudar a acabar com um déficit projetado em US$ 3,6 bilhões no orçamento de 2011-13. Ele também argumenta que liberar os governos locais das negociações coletivas lhes dará flexibilidade, em meio aos fortes cortes orçamentários. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo