Estudantes da UFPR aprendem a lidar com animais

Os estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganharam em novembro do ano passado sua primeira empresa júnior, a Animalis. Esse tipo de empresa possibilita que os alunos pratiquem o que aprendem dentro da universidade como se estivessem no mercado de trabalho comum. Uma experiência que já está rendendo frutos para os estudantes.

O estudante de veterinária, Breno Beirão, explica que o trabalho da Animalis é encaminhar os alunos às propriedades rurais onde desenvolvem projetos de sanidade animal. O primeiro trabalho dos jovens aconteceu em uma propriedade de criação de cabras em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). No local são analisados diversos aspectos da criação, como a saúde dos animais e a qualidade da pastagem. ?Para nós está sendo ótimo essa experiência já na faculdade. No início estávamos procurando as propriedades, mas agora quem quiser nos procurar será bem-vindo?, disse Beirão.

O professor que coordena a Animalis, Marcelo Molento, disse que nesses cinco meses de funcionamento foi possível um grande avanço. ?O interessante é que alunos de qualquer ano da faculdade já puderam ter algum tipo de contato com animais que nunca tiveram antes?, comemorou o professor. Molento disse ainda que a idéia da Animalis é reforçar a capacitação ampla do profissional, ou seja, o veterinário cada vez mais vai ter que conhecer um pouco de tudo, e não apenas uma determinada área.

Outro projeto que está sendo desenvolvido pela Animalis é com a Intervet Saúde Animal, que faz parte de um conglomerado de empresas voltado à produção de medicamentos para uso veterinário. O resultado final, explica o professor, servirá para a elaboração de um artigo técnico sobre a determinação sangüínea de medicação para ovinos e caprinos. Dessa forma, os alunos da Animalis vão aplicar os remédios e controlar os animais.

Voltar ao topo