Estatal da Ucrânia rouba gás da União Européia, acusa russo

A companhia estatal de gás natural da Ucrânia, Naftogaz Ukrainy, está “roubando” o produto que seria destinado para países da União Européia (UE), e rotas alternativas podem não ter capacidade suficiente para assegurar níveis normais de abastecimento, disse neste sábado (4) o vice-presidente da Gazprom, empresa estatal que tem o monopólio de gás na Rússia, Alexander Medvedev. “A Ucrânia começou a roubar gás que não pertence a eles e sim à Hungria, Romênia e Polônia”, afirmou. Medvedev disse que a Gazprom está pronta para negociar com os ucranianos a qualquer hora do dia ou da noite, mas, até o momento, não há nenhum resultado.

Ele está em Praga para se reunir com autoridades checas, que agora detêm a presidência da UE. No início da próxima semana, Medvedev dirige-se para a Alemanha, França e Reino Unido com o objetivo de discutir a questão com autoridades políticas desses países. Ele não irá para a Romênia, onde o fornecimento de gás caiu em 30%, nem para a Hungria ou Polônia.

“Temos de definir prioridades baseadas no consumo”, disse. Medvedev disse que a Gazprom faz o possível para restaurar o pleno fornecimento para os Estados membros da UE, mas alertou que a capacidade de rotas alternativas pode não ser suficiente para compensar os 35 milhões de metros cúbicos por dia que, segundo ele, a Naftogaz roubaria. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo