Estados Unidos devem ficar no Iraque por ‘muitos anos’

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, advertiu que ainda pode haver derrotas no Iraque e os norteamericanos devem estar prontos para se envolverem naquele país por muitos outros anos. Gates falou nesta terça-feira (27) a um comitê do Senado dos EUA. “Ainda que a violência permaneça em um nível baixo, há potencial para derrotas e deve haver dias duros pela frente para nossas tropas”, disse o secretário. “Conforme nossa presença militar diminui com o tempo, nós devemos ainda esperar um envolvimento no Iraque em algum nível por muitos anos pela frente.”

O secretário falou ao Comitê de Serviços Armados do Senado. A previsão ocorre no momento em que o presidente Barack Obama considera suas opções para retirar tropas do Iraque. Uma das propostas prevê o fim do envolvimento das tropas norteamericanas em combates em até 16 meses, conforme uma promessa de campanha do democrata.

A intenção da nova administração do país é enfocar mais o Afeganistão, país onde ocorre um aumento da violência. Um dos planos apoiado por Obama consiste em duplicar o contingente de 34 mil soldados dos EUA em território afegão.