Embaixador do Paquistão diz que é refém do Taleban

O embaixador paquistanês no Afeganistão, Tariq Azizuddin, apareceu neste sábado (19) em um vídeo levado ao ar por uma emissora de televisão no qual diz ter sido seqüestrado pelo Taleban. Azizuddin não é visto em público desde fevereiro, quando desapareceu na região fronteiriça de Khyber. No vídeo, exibido pela TV Al-Arabiya, ele pede ao governo paquistanês que atenda às exigências do grupo.

O motorista e o guarda-costas do embaixador aparecem ao lado dele no vídeo. Três homens armados são mostrados em torno do trio de reféns na filmagem, durante a qual somente o diplomata fala. "Por 27 dias nós vivemos confortavelmente. Eles cuidaram de nós e nos respeitaram", diz Azizuddin em comentários dublados em árabe. A filmagem levada ao ar pela Al-Arabiya tem cerca de dois minutos de duração.

Esta é a primeira vez que a Azizuddin é visto desde 11 de fevereiro, quando desapareceu na volátil região de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. De acordo com autoridades paquistanesas, ele desapareceu quando viajava de Peshawar, no noroeste do Paquistão, para Cabul, a capital afegã. Sua referência a estar há 27 dias nas mãos dos seqüestradores sugere que o vídeo pode ter sido feito há mais de um mês. Sem entrar em detalhes, ele pediu que os embaixadores do Paquistão no Irã e na China, assim como a chancelaria paquistanesa, atendam as exigências do Taleban.

Voltar ao topo