A sangue frio

Embaixador da Rússia na Turquia é assassinado em Ancara

O embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, foi assassinado nesta segunda-feira, 19, depois que um desconhecido disparou contra ele. O diplomata havia sido hospitalizado em estado grave, mas não resistiu, segundo a agência de notícias russa RIA. Karlov fazia um discurso em uma exposição de arte na capital turca.

O atirador, que estava de terno e gravata, gritou “Allahu Akbar” e disparou ao menos oito vezes contra Karlov, de acordo com jornalistas locais. Ele também disse algumas palavras em russo e destruiu várias fotografias que estavam em exposição. Houve pânico enquanto as pessoas corriam para tentar sair da galeria.

A agência de notícias Anadolu informou que o atirador foi “neutralizado” logo após o ataque. Segundo o jornal americano The New York Times, três pessoas ficaram feridas.

O Departamento de Estado dos EUA condenou o ataque armado. “Nós condenamos esse ato de violência, qualquer que seja sua fonte”, afirmou o porta-voz do órgão, John Kirby, em um comunicado. “Nossos pensamentos e orações estão com ele e sua família.”

O incidente ocorre às vésperas de uma reunião em Moscou entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã e Turquia para discutir sobre a situação na cidade de Alepo, na Síria.

A Turquia tem sido uma oponente firme do regime do presidente sírio, Bashar Assad, enquanto a Rússia envia tropas e sua força aérea em apoio ao líder. As tensões entre os dois países têm se elevado nas últimas semanas. Forças sírias, apoiadas pelos russos, têm lutado pelo controle das áreas no lado leste de Alepo.

Veja o momento em que o embaixador é assassinado: