Carnaval

Ditador africano dá R$10 mi para desfile da Beija-Flor

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, de 72 anos, ditador da Guiné Equatorial há 35 anos, oitavo governante mais rico do mundo e o chefe de Estado há mais tempo no poder na África, está mandando agora também no Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.

Na próxima segunda-feira (16), a escola entrará na avenida com o enredo “Um griô (homem sábio) conta a História: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”, com um patrocínio de R$ 10 milhões, injetados por Obiang, que assistirá ao desfile no Sambódromo. Nunca antes no carnaval do Rio uma escola recebeu tanto dinheiro de um patrocinador.

A Guiné Equatorial é um pequeno país com cerca de 700 mil habitantes, localizado na África Ocidental. Apesar de possuir uma população miserável, é o terceiro maior produtor de petróleo da África. Só perde para a Nigéria e Angola.

A versão do samba, gravada em agosto de 2014, não faz referência ao nome completo do país. Por exigência do ditador, mudou-se um verso para chamar a Guiné de Guiné Equatorial, já que, na África, há mais duas Guinés — a Bissau e a somente Guiné. Como a Guiné é vítima de um surto de ebola, Obiang exigiu que fosse feita a mudança. Naturalmente, a escola acatou a exigência.

Via O Globo.