Dilma Rousseff deseja pronta recuperação a venezuelano

Por telefone, a presidente Dilma Rousseff desejou na tarde de hoje que o colega da Venezuela, Hugo Chávez, se recupere rapidamente da quarta cirurgia contra o câncer.

Numa breve conversa com Nicolás Maduro, vice-presidente da Venezuela e escolhido para comandar o país na ausência do titular do cargo, Dilma o parabenizou pelo resultado das eleições deste fim de semana e perguntou sobre a saúde de Chávez.
Maduro disse que Chávez se recupera bem e a presidente desejou então “pronto restabelecimento da saúde” do colega, segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência.

Mesmo com o afastamento do venezuelano, submetido a uma cirurgia na semana passada em Cuba, aliados de Chávez conquistaram 20 dos 23 governos estaduais nas eleições do último domingo, consolidando a força do chavismo.

Visita

O irmão mais velho de Chávez viajou a Cuba hoje para visitar o líder venezuelano.

Segundo o jornal do governo da Venezuela “Correo del Orinoco”, Adan Chávez deveria deixar o país durante a tarde. Segundo o periódico, o pai e a mãe do presidente também teriam planos ir a Havana, mas a viagem não estaria confirmada.

Adam Chávez foi reeleito governador o estado natal do presidente, Barinas, durante o final de semana.

Está previsto que Chávez, 58, seja empossado para um mandato de seis anos no dia 10 de janeiro. De acordo com a constituição da Venezuela, se o presidente morre, está incapacitado ou renuncia, uma nova eleição deve ser realizada em 30 dias.

O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabelo, se recusou a especular durante uma entrevista coletiva, se Chávez estará ou não de volta à Venezuela em janeiro.

“Há uma data estabelecida na Constituição, e nossa preocupação é que o presidente se recupere e esteja totalmente saudável e, se Deus quiser, ele estará”, disse.

Segundo informações do governo da Venezuela, os quatro filhos de Chávez visitaram o líder em Havana.

Embora tenham ocorrido complicações durante a cirurgia, o presidente estaria se recuperando, segundo o governo venezuelano.