Deputado pede censura aos Simpsons por críticas a Perón

Juan Domingo Perón, general e presidente argentino, continua sendo centro de polêmicas mesmo 34 anos depois de seu falecimento. O fundador do Peronismo, partido atualmente no poder, foi alvo de sátiras na série de desenhos animados "Os Simpsons".

No capítulo número dez da 19ª temporada dos Simpsons – ainda não transmitida na Argentina – Perón é chamado de "ditador" que fazia "desaparecer" pessoas. Além disso, afirmam que o general era casado com a pop star Madonna.

O deputado peronista Lorenzo Pepe, Secretário-Geral do Instituto Nacional Juan Domingo Perón, pediu ao Comfer, organismo que fiscaliza os conteúdos dos canais de televisão e rádio no país, a censura do capítulo e a proibição de sua transmissão. Pepe argumentou que a cena sobre Perón produziria "danos à sociedade", que estaria sendo "envenenada".

Na série, dois dos personagens, Car Carlson e Lenny Leonard, conversam breves segundos no bar de Moe sobre uma eventual abolição da democracia. Lenny reconhece que gostaria de uma "ditadura como a de Juan Perón, que, quando ele fazia você desaparecer, você ficava desaparecido".

Carl arremata, confundindo Eva Perón – a esposa do presidente – com a cantora que interpretou sua vida na versão cinematográfica do musical "Evita": "E além disso, era casado com a Madonna".

Perón, presidente entre 1946 e 1955 e posteriormente entre 1973 e 1974, quando faleceu, governou o país com mão de ferro. Ele censurou jornais e recebeu criminosos nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial.

No entanto, mesmo os historiadores críticos de sua figura não o enquadram como "ditador" (mas sim como "autoritário", "populista" e "caudilho"), já que chegou ao poder por meio das urnas e manteve um Parlamento em funcionamento durante todos seus governos.

Há poucos dias, os Simpsons também foram protagonistas de polêmica na Venezuela. O governo do presidente Hugo Chávez considerou que a série de desenhos animados americana – transmitida pelo canal Televen de Caracas – "não era apropriada" para crianças. Segundo o organismo regulador da televisão venezuelana, Homer e Marge Simpson violam as normas que proíbem "as mensagens contrárias à educação de crianças e adolescentes".

Censurados pelo governo bolivariano, os Simpsons foram removidos da programação. A série de desenhos animados foi substituída por "Baywatch" (SOS Malibu), um seriado famoso por exibir voluptuosas garotas em minúsculos maiôs.

Os Simpsons também provocaram polêmica no Brasil, quando, anos atrás, o seriado mostrou a família de Springfield sendo assaltada nas ruas do Rio de Janeiro, entre outras cenas que provocaram controvérsias.

Voltar ao topo