Cruz Vermelha exige ação imediata no Oriente Médio

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) exigiu nesta quinta-feira (13) uma ação política imediata para conter a crise humanitária nos territórios palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. O apelo da Cruz Vermelha Internacional distancia-se da postura normalmente apolítica da entidade. De acordo com a entidade, a mera assistência humanitária é incapaz de solucionar os problemas existentes hoje na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

A rara tomada de posição do CICV vem à tona apenas alguns dias antes da realização de uma conferência para angariar doações para os palestinos prevista para ocorrer em Paris. As instalações médicas e o fornecimento de água são cada vez mais frágeis na Faixa de Gaza. Na Cisjordânia, a vida social e a economia são severamente restringidas pelos bloqueios impostos pelo Exército israelense.

"As medidas impostas por Israel têm enorme custo humanitário, deixando as pessoas que vivem sob ocupação com o suficiente para sobreviver, mas não para levar uma vida normal e digna", declarou Beatrice Megevand Rogo, diretor de operações do CICV no Oriente Médio. "Na prática, a população palestina tornou-se refém do conflito", reforçou.

Voltar ao topo