Cresce procura por películas automotivas

Películas de Controle e Proteção Solar são um dos acessórios mais utilizados por motoristas. Também conhecidas por Window Film ou películas automotivas, a principal função é proteger os motoristas contra os raios solares, além de serem um item de segurança, uma vez que evitam o estilhaçamento e até a quebra do vidro em caso de acidentes ou tentativas de assalto. Só para se ter uma idéia da dimensão desse crescimento, enquanto que em 1999 cerca de 700 mil veículos receberam aplicação das películas, em 2002 esse número aumentou para 2,2 milhões de automóveis. O volume financeiro envolvido na aplicação de películas também aumentou., em 2000 foram gastos cerca de R$ 13,6 milhões e, em 2003, os gastos chegam a R$ 16,9 milhões.
Apesar da popularização do produto, os consumidores devem ficar atentos na hora de aplicar películas em seus carros para evitar problemas futuros. Os motoristas que usam películas nos vidros em desacordo com a lei poderão ser barrados pela inspeção veicular obrigatória, que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pretende implantar até o fim de 2004.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a transmissão luminosa (quantidade mínima de luz que passa entre o vidro e a película) deve ser maior que 75% no pára-brisa, 70% nos vidros das laterais dianteiras e 50% nos demais vidros. Um carimbo com o índice de transmissão luminosa deve ser fixado em cada uma das películas. Mas não é difícil encontrar veículos com irregularidades nas películas de proteção solar, muitos carros têm apenas 20% ou 5% de transparência. Para evitar problemas com a polícia, parte deles dá um jeito de parecer que está dentro das normas, colocando carimbos com informações erradas.

Além de estar atento ao grau de transmissão, os motoristas devem prestar atenção à qualidade das películas. A ABRAWF (Associação Brasileira dos Representantes dos Aplicadores de Window Film) orienta a seus consumidores a aplicar películas apenas em revendedoras que apresentem um atestado de conformidade e que sejam associadas à entidade. “Por falta de informação, muitos consumidores acabam sendo enganados e adquirindo produtos de baixa qualidade e tendo surpresas desagradáveis como vidros arranhados, má aplicação do produto e etc.”, afirma a assessora jurídica da ABRAWF, dra. Carla Pedroza.

Os consumidores devem estar atentos à qualidade do Window Film. As Películas automotivas de alta qualidade reduzem em até 77% a incidência da energia solar sobre os motoristas e aumentam em 10 vezes a resistência do vidro, o que significa que cada centímetro quadrado de vidro resiste a uma força de tensão de até 2 mil quilograma força.

Voltar ao topo