Correa propõe Conselho de Segurança na América Latina

O presidente do Equador, Rafael Correa, se disse a favor da criação de um organismo latino-americano que conte com um "conselho de segurança para manter a estabilidade e a paz na região".

O presidente equatoriano comentou que o organismo deveria se chamar "Conselho de Segurança Latino-americano". Acrescentou que "será preciso uma força de coerção para manter a segurança da região, pois quem garante que a Colômbia não vai nos bombardear de novo?".

"Tomara que algum dia haja uma política de defesa das Forças Armadas integradas em nível regional", completou Correa.

O presidente disse que o Equador continuará com o processo diplomático em todas as instâncias e foros para promover a criação do novo organismo.

Falou também que o "conselho" terá como base o fortalecimento do Grupo do Rio, que resolveu o conflito de seu país com a Colômbia.

"Conseguimos resolver (na última reunião do Grupo do Rio) em um só dia um grave conflito e isso nos mostra que podemos, entre latinos, superar nossos conflitos", declarou Correa.

Afirmou que na Organização dos Estados Americanos (OEA) "foi muito mais difícil com os Estados Unidos. Buscamos uma organização de países latino-americanos que compartilhem das mesmas visões, passados e futuros" e indicou que Cuba deveria fazer parte do conselho.

Voltar ao topo