Coreia do Norte aceita negociar com Seul sobre Kaesong

A Coreia do Norte concordou em manter conversas com a Coreia do Sul na próxima semana, anunciou o Ministério da Unificação sul-coreano. O regime comunista aceitou uma proposta para negociações de alto nível em 11 de junho no complexo industrial conjunto de Kaesong, situado próximo à fronteira entre os dois países, no lado norte. A reunião vai se concentrar na operação de Kaesong, que é financiado por Seul.

O governo da Coreia do Sul disse que, antes de qualquer negociação, deve ser decidido o destino de um gerente sul-coreano do complexo industrial, detido por Pyongyang desde 30 de março. As duas Coreias tiveram sua primeira reunião de alto nível em mais de um ano no dia 21 de abril, quando o Norte pediu aumento de salário para seus funcionários em Kaesong.

No mês passado, o regime comunista anunciou a rejeição de todos os acordos de salários e de aluguéis em vigor no parque industrial e disse que cerca de 100 empresas sul-coreanas instaladas em Kaesong deveriam sair do local caso não concordassem com novas condições. O anúncio levantou dúvidas sobre a continuação da operações do complexo, inaugurado em dezembro de 2005 como um símbolo da reconciliação entre as duas Coreias, mas frequentemente atingido pelas tensões geopolíticas na península.

As tropas da Coreia do Sul e dos EUA estão sob alerta ampliado desde que Pyongyang realizou um teste nuclear, no final de maio, além de renunciar ao armistício que encerrou a Guerra da Coreia em 1953 e ameaçar o Sul com um ataque. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo