Colômbia investiga incêndio que matou 32 crianças

Autoridades da Colômbia estão tentando determinar se o uso de gasolina contrabandeada foi uma das causas de um incêndio que atingiu um ônibus no norte do país, causando a morte de 32 crianças ontem.

O ônibus estava voltando de um evento religioso na tarde de domingo de Fundación, uma comunidade agrícola ao sul da cidade turística litorânea de Santa Marta, quando o fogo teve início. Cerca de 18 pessoas sobreviveram ao incidente com ferimentos, incluindo o motorista, que está sendo ouvido pela polícia.

A causa imediata do incêndio ainda não foi determinada, mas funcionários da Defesa Civil local disseram que uma versão preliminar da investigação indica que as chamas podem ter começado quando o motorista parou na beira da estrada e abasteceu o veículo com gasolina possivelmente contrabandeada. Testemunhas disseram que ele deixou o veículo ligado enquanto enchia o tanque com combustível que estava em um recipiente portátil.

Ontem à noite, o presidente Juan Manuel Santos viajou para a região para visitar as famílias das vítimas. “O país inteiro está de luto pela morte de seus filhos”, disse o presidente ao chegar à cidade. “Ninguém pode substituir um filho ou uma filha. Esta é a dor que vocês estão sentindo, e é uma das piores dores humanas.”

A imprensa local relatou nesta segunda-feira que o ônibus não foi devidamente registrado nem tinha um extintor a bordo, conforme exigido por lei, mas disse que não havia nenhuma irregularidade com o motorista. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Voltar ao topo