Colômbia autoriza resgate de reféns das Farc

O governo da colombiano informou no começo da noite desta quarta-feira (9) que deu permissão para a missão de resgate da ex-assessora da campanha de Ingrid Betancourt, Clara Rojas, e da ex-congressista Consuelo González, reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O anúncio veio depois que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira que as Farc lhe deram as coordenadas do local onde serão deixadas as duas reféns que o grupo prometeu libertar.

As reféns poderão ser resgatadas amanhã, segundo o comissário de paz do governo colombiano, Luis Carlos Restrepo. Ele disse que seu governo "providenciará todas as garantias necessárias," para que as reféns possam "retornar para casa o mais cedo possível." A missão será supervisionada pela Cruz Vermelha Internacional. O grupo guerrilheiro suspendeu a libertação dos reféns em 31 de dezembro, alegando que operações militares do Exército da Colômbia impediam a entrega das reféns. O governo da Colômbia negou com veemência as alegações das Farc.

Chávez disse que o chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou nesta quarta-feira um pedido ao governo da Colômbia para obter autorização para resgatar as reféns, "para que nas primeiras horas de amanhã (quinta-feira) os helicópteros venezuelanos decolem com a Cruz Vermelha de algum ponto do território da Venezuela em direção ao Guaviare (na Colômbia) para resgatar essas duas compatriotas colombianas e conseguir finalmente libertá-las".

Voltar ao topo