Clérigo afegão é morto dentro de mesquita em Kandahar

Dois homens armados mataram a tiros um clérigo muçulmano dentro de uma mesquita em Kandahar, no sul do Afeganistão, informou Zulmai Ayubi, porta-voz do governador provincial Tooryalai Wesa. Os dois acusados foram de motocicleta até a mesquita ontem à noite, atiraram no clérigo e então foram embora, disse Ayubi. Os homens não foram identificados.

Foi o segundo incidente deste tipo na região em menos de duas semanas. O principal sacerdote de uma das mais importantes mesquitas de Kandahar foi assassinado a tiros recentemente quando estava sentado no interior do templo.

Ayubi disse que os dois incidentes estão sob investigação e que não está claro se os agressores eram membros do Taleban ou pessoas descontentes com os clérigos ou que haviam sido insultadas de alguma forma por eles.

Confrontos

Em outra parte do sul afegão, um soldado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi morto num “incidente hostil”, informou a Força de Assistência à Segurança Internacional. A Otan não divulgou mais informações, como a nacionalidade do soldado ou a localização precisa do incidente.

Ontem, integrantes do Taleban atacaram um posto policial ao sul da cidade de Kandahar, matando três policiais durante um confronto, informou o chefe da polícia regional Ghulam Ali Wahadkt. Ele disse que outro policial ficou ferido e que outros três estão desaparecidos. De acordo com Wahadkt, não há informações sobre baixas entre os membros do Taleban.