Chávez vai se encontrar com Santos na próxima terça

A nova chanceler da Colômbia, Maria Angela Holguín, acaba de anunciar que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai se encontrar na próxima terça-feira, em Bogotá, com o presidente Juan Manuel Santos, que assumiu o governo colombiano no sábado passado.

A decisão é o resultado das primeiras negociações abertas logo depois que Santos disse, no discurso da posse, que queria um “diálogo direto” com o governo da Venezuela para reatar as relações diplomáticas suspensas por Chávez.

Na tarde de hoje reuniram-se em Bogotá, por mais de quatro horas, os chanceleres Holguín e Nicolás Maduro (Venezuela) e o secretário-geral da Unasul, Nestor Kirchner. Em um gesto surpreendente, Chávez revelou que nessa reunião estavam sendo negociados o local e a data do encontro entre ele e Santos.

Durante a transmissão, ao vivo, do programa Alô Presidente, em Caracas, Chávez pegou o telefone e ligou para Maduro, em Bogotá. Pediu para conversar com Kirchner e deixou claro, na conversa com o secretário da Unasul, qual era a negociação. “O lugar poderia ser anunciado logo”, afirmou Chávez. “Você (Kirchner) tem essa missão”, acrescentou. Antes de encerrar a conversa, o presidente da Venezuela ainda disse: “Confiamos em você”. Depois de quatro horas de reunião, Holguín fez o anúncio do encontro.

Voltar ao topo