Casal Homossexual do Uruguai espera legalização de casamento

Um casal homossexual uruguaio, que cria três filhos, espera a legalização de seu casamento após uma sentença judicial que consagrou a primeira união gay no país e na América do Sul.

"Ficamos felizes por finalmente este país reconhecer os homossexuais como seres humanos", declarou Daniel Melo em entrevista à ANSA sobre a decisão da Justiça uruguaia, que legalizou a união de Adrián Figuera, de 38 anos, e de Juan Carlos Moretti, de 67.

Agora, o casal formado por Melo, de 46 anos, e Walter Martínez, de 31, tem audiência marcada para o próximo dia 29 de maio.

"Se a sentença não for a nosso favor, vamos comemorar a coragem que tivemos de apresentar o pedido", acrescentou Melo.

O casal convive com três crianças, uma de 12, outra de 14 anos, e também com um bebê de 7 meses, sob o regime de guarda previsto pelo Código da Criança e do Adolescente.

"Meus filhos querem que a união seja legalizada", garantiu Melo, o qual destacou que as crianças apresentam uma estabilidade afetiva e um desenvolvimento integral adequados para a idade, segundo avaliações psicológicas.

A Lei 18.246 entrou em vigência no Uruguai no início deste ano, e garante direitos e deveres a casais hetero e homossexuais que tenham uma relação estável por mais de cinco anos ininterruptos.

Voltar ao topo