Crise nos EUA

Casa Branca e Tesouro deveriam ouvir republicanos, diz democrata

Nova York, 26 (AE) – As negociações no Congresso para chegar a um acordo sobre o plano de resgate para o setor financeiro dos Estados Unidos sofreram um revés ontem por conta da contra-proposta dos republicanos da Câmara, mas os reticentes devem entrar em acordo assim que as opiniões deles forem ouvidas, defendeu o deputado democrata Paul Kanjorski para a rede de notícias CNBC.

“Tivemos um acordo. Eu acredito que as pessoas ficaram nervosas e, particularmente, um segmento amplo, os republicanos da Câmara, abandonou o barco”, afirmou Kanjorski. “Agora temos que colocá-los de volta no barco seja nesse programa seja em outro programa.”

Kanjorski disse que o presidente George W. Bush e os congressistas republicanos precisam “vender” a esses republicanos reticentes da Câmara um pacote que revisa o plano do Secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, para os US$ 700 bilhões de compras de títulos sem liquidez pelo governo das instituições financeiras.

Embora ele acredite que a visão dos reticentes tenha sido ignorada na pressa para aprovar a proposta, Kanjorski não vê tempo suficiente para transformar as objeções deles em um plano substituto.

“Não acredito que poderemos pegar um lado, um partido, para criar isso 40 dias antes de uma eleição. Simplesmente não vai acontecer”, afirmou. Ele está otimista que um acordo que leve em consideração a visão dos deputados republicanos pode ser alcançada até o final do fim de semana ou alguns dias depois. “Vamos tomar uma atitude.”

O senador republicano Richard Shelby, que integra o Comitê Bancário do Senado, colocou a culpa do impasse nas objeções à “estrutura” do plano apresentado por Paulson. Repetindo suas críticas para a CNBC, Shelby rotulou a proposta de Paulson como “uma corrida para a avaliação” de como desbloquear os mercados de créditos, e disse que muitos deputados Republicanos perderam a confiança no Secretário do Tesouro e no chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke. As informações são da Dow Jones.