Cabe à AIEA visitar instalações nucleares do Irã, diz UE

A Comissão Europeia afirmou hoje que cabe à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aceitar o convite do Irã, feito a várias nações, para que visitem as instalações nucleares do país persa. Um porta-voz da chefe da política externa da UE, Catherine Ashton, disse que o bloco de 27 nações recebeu o convite de Teerã para visitar os locais. “Há um processo em andamento”, afirmou o porta-voz Michael Mann. “Cabe à AIEA fazer a visita.”

O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou que convites para visitar as instalações nucleares de Natanz e Arak foram enviados para embaixadores de algumas das nações representadas na AIEA. Fontes diplomáticas na agência da Organização das Nações Unidas (ONU) sediada em Viena, na Áustria, disseram que os convites foram feitos para Rússia, China, Egito e Cuba, bem como para a Hungria, presidente de turno da União Europeia. Um porta-voz da UE disse que o bloco não havia respondido à carta e reiterou que a AIEA é quem tem a função de fazer essas inspeções.

Está marcada uma nova rodada de conversas entre Irã e seis potências mundiais na Turquia no fim deste mês, sob o comando da chefe da diplomacia da UE. As conversas incluem os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) – EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha -, além da Alemanha. “Nós estamos ansiosos pelas conversas”, disse Mann. Fontes da AIEA disseram que Reino Unido, França, Alemanha e EUA não estão na lista de países convidados para visitar os locais. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo