Bush discute paz no Oriente Médio com rei da Jordânia

No primeiro de dois dias dedicados a discutir diplomacia para o Oriente Médio, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se encontrou nesta quarta-feira (24) com o rei Abdullah II, da Jordânia, em um café da manhã. O rei disse a Bush que as negociações entre palestinos e israelenses devem ser fundamentadas em "bases claras e cronogramas determinados". O encontro durou apenas uma hora.

Na quinta-feira (25), Bush se encontra com Mahmoud Abbas. O presidente da Autoridade Palestina luta para manter o poder na Cisjordânia, após perder o controle da Faixa de Gaza para o grupo militante Hamas. Bush gostaria de alcançar um acordo de paz entre palestinos e israelenses antes de deixar o cargo, em janeiro.

As reuniões são uma espécie de prévia da viagem que o norte-americano fará no mês que vem ao Oriente Médio, para celebrar o 60.º aniversário da fundação de Israel. Ele também deve visitar a Arábia Saudita e o Egito. Pode haver um encontro entre líderes palestinos e israelenses com Bush durante a visita justamente para discutir a paz. Porém isso não está confirmado, sobretudo por causa do ritmo lento das negociações.

Segundo a embaixada jordaniana, Abdullah disse a Bush que Israel deve retirar seus assentamentos das áreas palestinas, além de levantar as restrições ao movimento de palestinos. A embaixada informou também que Abdullah reafirmou a importância do envolvimento dos EUA e do papel de Washington para se alcançar a paz no Oriente Médio.

Voltar ao topo