Bono é escolhido presidente da Câmara dos Deputados na Espanha

O Parlamento espanhol retomou nesta terça-feira (1) suas atividades pela primeira vez desde a vitória obtida no mês passado pelo Partido Socialista. O veterano dirigente socialista José Bono foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 170 votos.

O Partido Socialista é o do presidente do país, José Luiz Rodríguez Zapatero. No Senado, Javier Rojo manteve o cargo, com 134 votos de 253 possíveis.

Os socialistas não têm a maioria absoluta, pois conseguiram somente 169 cadeiras. Tiveram assim que ir para a segunda votação para confirmar o nome de Bono – ex-ministro da Defesa -, ao não conseguirem os 176 requeridos.

Pelo menos dois partidos nacionalistas – o catalão Convergência e o independentista Partido Nacionalista Basco – não apoiaram Bono. Foi um protesto pela reiterada oposição do político a outorgar maiores poderes e concessões aos nacionalistas. Na segunda votação, bastaram os 170 votos por ele recebidos.

Seguramente, Zapatero será confirmado presidente de governo, ou primeiro-ministro, até 9 de abril. Os socialistas conseguiram cinco cadeiras a mais que em 2004. Porém faltaram sete para o partido conseguir maioria absoluta. O Partido Popular, de oposição, conseguiu 154 votos nas eleições de 9 de março.

Voltar ao topo