Autores cubanos publicam livro sobre transexualismo

Havana – Um livro sobre transexualismo, o primeiro escrito por um grupo de autores cubanos, será publicado em breve e servirá para aportar "novos elementos" aos programas de educação sexual em Cuba.

O anúncio foi feito pela diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex) de Cuba, Mariela Castro Espín, filha do presidente cubano, Raúl Castro.

Castro Espín explicou em uma conferência durante a Feira Internacional do Livro, na cidade de Matanzas, que a obra será publicada no primeiro semestre de 2008.

O texto, intitulado "O que acontece em nossa puberdade?", é uma compilação "da sistematização  de conhecimentos científicos da comissão de atenção integral a pessoas transexuais", declarou à imprensa.

O Cenesex é um departamento do Ministério de Saúde Pública. A comissão mencionada por Castro Espín dedica-se ao estudo do transexualismo em Cuba.

O livro "oferece informação científica sobre a estratégia desenvolvida na ilha com o intuito de instrumentalizá-la mediante políticas sociais, pesquisas no campo jurídico, psicológico e de atenção à família", descreveu Castro Espín.

A obra também deve contribuir à formação de transexuais como "ativistas na prevenção de doenças como a Aids", informou a agência de notícias nacional AIN.

"É preciso trabalhar mais nas questões de gênero, no aprendizado da masculinidade e da feminilidade ao longo da vida, porque continuam se manifestando esquemas culturais que prejudicam o homem e a mulher", disse a especialista, defensora da liberdade sexual no país contra os preconceitos, que foram especialmente graves nas décadas de 60 e 70.

Em declarações recentes à imprensa, a diretora do Cenesex disse que o Parlamento cubano já tem um projeto de lei sobre transexualismo, que trata também de mudanças de sexo mediante intervenções cirúrgicas. Castro Espín sustenta que o governo cubano está disposto a trabalhar por uma compreensão social mais ampla da sexualidade.

Voltar ao topo