Ativistas convocam ato por vítimas das Farc

Numa tentativa de capitalizar a mobilização da sociedade colombiana contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ativistas pelos direitos humanos convocaram para 6 de março um ato em homenagem às vítimas dos grupos paramilitares e dos agentes do Estado colombiano, anunciaram nesta quarta-feira (6) os organizadores. "Há muito tempo tentamos fazer com que a sociedade se mobilize contra esses grupos paramilitares", disse Iván Cepeda, do Movimento Nacional de Vítimas de Crimes de Estado, responsável pela organização do ato.

"Mas estamos muito sozinhos e agora, com esse grande entusiasmo de segunda-feira, queremos que a sociedade colombiana faça também um gesto contra outras formas de violência, manifeste seu rechaço a esses grupos", prosseguiu Cepeda. No último dia 4, milhões de pessoas participaram de passeatas e outras mobilizações dentro e fora da Colômbia em protesto contra as Farc. A manifestação foi convocada em janeiro por integrantes de uma rede de relacionamentos pela internet que contou com o apoio em massa da mídia colombiana.

Cepeda disse que a convocação para o ato contra os paramilitares marcado para o meio-dia de 6 de março, é aberta e as pessoas podem protestar como quiserem, "concentrando-se em praças, passeatas, colocando uma bandeira branca na janela". "Faria muito bem à sociedade colombiana condenar por igual todas as formas de violência", prosseguiu Cepeda, cujo pai e dirigente comunista Manuel Cepeda foi assassinado por combatentes paramilitares em Bogotá em 1994.

Voltar ao topo