Ataque deixa 16 mortos em escola no Afeganistão

Um ataque suicida próximo a uma escola primária no Afeganistão deixou, no domingo (28), 16 mortos e 58 feridos na Província de Khost, leste do país. Entre os mortos estão 14 crianças com idades entre 8 e 10 anos, informaram autoridades locais. Segundo o Exército americano, o atentado ocorreu quando um homem-bomba tentou atacar uma reunião de líderes tribais que era realizada dentro de um posto de segurança da região.

A explosão ocorreu em um ponto próximo da escola – localizada nas proximidades do complexo militar. Nenhum soldado foi morto ou ficou ferido no ataque. Não foi divulgado se algum dos líderes tribais que participavam do encontro foi atingido pela explosão. Fotos divulgadas do atentado mostram livros ensangüentados jogados no chão ao lado de pequenos pares de sapato. O ataque ocorreu no último dia do ano letivo afegão, quando os estudantes se reúnem para receber certificados acadêmicos.

“A brutalidade e o desprezo pela vida humana por parte dos terroristas é repugnante. Continuamos a observar homens inocentes, mulheres e crianças serem mortos e mutilados por essa insurgência sem sentido”, afirmou o general americano David McKiernan, o principal comandante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão. Segundo ele, suspeita-se que o ataque tenha sido perpetrado pela rede de militantes comandada pelo senhor da guerra Siraj Haqqani. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.