Aquino diz que pretende investigar presidente filipina

Praticamente eleito presidente, Benigno Aquino disse hoje que pretende garantir que a atual presidente filipina, Gloria Arroyo, tenha sido investigada por suposta fraude eleitoral em 2004.

Aguardando a confirmação oficial de sua vitória na eleição de ontem, Aquino afirmou que, embora não estivesse fazendo nenhum julgamento sobre Gloria, a líder deveria ser investigada por um telefonema supostamente feito por ela ao comissário eleitoral, no dia das eleições presidenciais de 2004. Segundo Aquino, essas acusações de manipulação de voto nunca foram esclarecidas.

Aquino aparecia com 4,5 milhões de votos de vantagem, na disputa com o ex-presidente Joseph Estrada. Havia pouco mais de cinco milhões de votos ainda não apurados. Houve incidentes violentos no dia da eleição, que deixaram dez mortos.

Elogio

Os Estados Unidos elogiaram hoje a primeira eleição informatizada nas Filipinas. Um comunicado da embaixada afirmou que “sempre há lições a serem aprendidas”, mas “nossa forte impressão é que as Filipinas têm muito de que se orgulhar hoje”. As informações são da Dow Jones.