Após explosão na Nova Zelândia 2 são resgatados

Dois mineiros foram resgatados nesta madrugada (no horário de Brasília) após explosão na mina de carvão da Piker River Coal Co., na cidade de Greymouth, Nova Zelândia, nesta sexta-feira, informaram fontes oficiais. Segundo o executivo-chefe da mineradora, Peter Whittall, deve haver ainda 27 trabalhadores soterrados. O acidente ocorreu às 16h30 no horário local (1h30 de Brasília) na jazida de Pike River, a 50 quilômetros ao norte de Greymouth, na Ilha Sul, e a aproximadamente 200 quilômetros da capital Wellington.

Segundo o prefeito de Greymouth, Tony Kokshoorn, estima-se que trabalhavam no local no momento da explosão entre 25 e 30 mineiros. Greymouth é uma pequena cidade situada na costa ocidental da ilha ao sul da Nova Zelândia. Equipes socorristas trabalhavam nas buscas. A mina Pike River Coal Co., que produz carvão de alta qualidade para a fabricação de aço, foi aberta há cerca de um ano e estava aumentando sua produção depois de superar uma série de problemas técnicos.

Ela fica próxima a uma jazida já fechada, onde 18 trabalhadores morreram em uma explosão em 1968. Cerca de um terço da Pike River pertence à NZ Oil and Gas, e o restante a duas companhias indianas – Gujarat NRE e Saurashtra Fuels, com participações minoritárias. As informações são da Associated Press.