Após escândalo, tabloide britânico deixará de circular

O tabloide News of The World terá sua última edição no próximo domingo, informou a News Internacional, integrante do conglomerado News Corporation, em comunicado nesta quinta-feira. O motivo do fechamento do jornal é um escândalo de grampos ilegais que levou ao cancelamento ou à suspensão de contratos publicitários por diversas empresas nos últimos dias.

O comunicado cita um discurso feito por James Murdoch, vice-chefe de operações e chairman da News Internacional. Murdoch cita os 168 anos de história do jornal na luta contra o crime. Segundo ele, porém, se as acusações recentes contra o jornal forem verdadeiras, elas são “desumanas” e não têm espaço na empresa. Murdoch disse esperar que as pessoas que agiram errado “arquem com as consequências”. James é filho de Rupert Murdoch, o CEO da News Corporation.

O escândalo de supostas escutas ilegais ganhou novas proporções após as denúncias recentes de que o celular da jovem Milly Dowler teria sido grampeado em 2002, enquanto a polícia investigava o assassinato dela. A polícia afirmou que parentes das vítimas dos atentados de 7 de julho de 2005, em Londres, também podem ter tido seus telefones grampeados. Outras possíveis vítimas dos grampos ilegais são familiares de soldados britânicos que morreram no Iraque e no Afeganistão.

Voltar ao topo