Apesar de ‘chance pequena’, Dinamarca crê em acordo

As negociações em torno de um novo acordo climático global na 15ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-15), em Copenhague, estão emperradas e as chances de um consenso são pequenas, mas ainda há esperança de que seja alcançado, disse hoje um delegado dinamarquês. “Nós não desistimos” do objetivo de conseguir um acordo para suceder o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012, afirmou. A cúpula realizada na capital dinamarquesa termina amanhã.

“Estamos lutando com todas as nossas forças para encerrar o impasse, mas somos apenas o país-sede”, prosseguiu. “Tudo depende das partes envolvidas. Se elas não quiserem um acordo, o que fazer?” Representantes de 193 países estão em Copenhague para negociar um novo acordo global para combater as mudanças climáticas.

A expectativa inicial era que um eventual pacto pudesse ser selado amanhã, quando cerca de 120 chefes de Estado e de governo estarão reunidos em Copenhague. No entanto, essa perspectiva vem sendo frustrada pela persistência do impasse entre os países industrializados e as nações em desenvolvimento em relação às metas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa e ao financiamento de programas para que os países pobres possam enfrentar os efeitos do aquecimento global. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo