Alabama declara emergência após vazamento de óleo

O governador do Estado norte-americano do Alabama, Bob Riley, seguiu os passos de seu colega da Louisiana, Bobby Jindal, e decretou estado de emergência em resposta a um vazamento de petróleo que avança pelo Golfo do México.

O anúncio ocorre em um momento no qual os Estados da costa norte-americana do Golfo preparam-se para enfrentar os efeitos de um derramamento de petróleo com potencial de transformar-se em um dos piores da história norte-americana se não for contido.

Além da Louisiana e do Alabama, o derramamento de petróleo – iniciado na semana passada, depois da explosão de uma plataforma da British Petroleum no Golfo do México – ameaça também os Estados da Flórida e do Mississippi.

A declaração do estado de emergência permitirá a Riley promover uma série de medidas preparatórias para assegurar que o Estado estará pronto para responder ao vazamento se e quando a mancha de petróleo chegar ao litoral do Alabama.

“Este derramamento de petróleo representa uma ameaça a nosso ambiente e a nossa economia”, declarou Riley. “As agências de nosso Estado estão trabalhando em conjunto com as agências federais para preparar o Alabama para um desastre ambiental sem precedentes”, disse ele.

A declaração do estado de emergência no Alabama ocorre depois de dias de deliberações com agências federais norte-americanas como o Departamento de Segurança Interna e a Guarda Costeira. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo