Acordo com socialistas dá à direita governo de Belgrado

Os nacionalistas sérvios e os aliados do ex-presidente Slobodan Milosevic chegaram nesta quarta-feira (28) a um acordo para formar um governo de coalizão em Belgrado. Com isso, praticamente asseguraram que um político da extrema-direita comandará a prefeitura da capital sérvia. O acordo entre os ultranacionalistas radicais e os socialistas do partido de Milosevic, além da coalizão Popular, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica, devem tirar do poder pela primeira vez em mais de 10 anos os Democratas, pró-Ocidente da administração municipal de Belgrado. Não ficou claro, no entanto, se essa união poderia ser repetida nacionalmente.

As negociações sobre uma possível aliança para governar o país ocorrem desde as eleições parlamentares de 11 de maio. Aleksandar Vucic, membro do Partido Radical Sérvio, deve tornar-se o prefeito quando a Assembléia for formada, no início do próximo mês. A chefia dessa Prefeitura é considerada o terceiro cargo mais importante do país, atrás apenas do presidente e do primeiro-ministro.

No plano nacional, o fator principal para a solução do impasse é de que lado ficarão os socialistas. Esses podem tanto fechar com os nacionalistas como com os partidos pró-Ocidente, o que ainda não foi decidido.

Voltar ao topo