1,6 milhão morrem a cada ano de forma violenta

Genebra/Ansa – Cerca de 1,6 milhão de pessoas morrem a cada ano no mundo de maneira violenta, a metade delas por suicídio, segundo um informe difundido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os homicídios, ao contrário, são a causa de 30% das mortes violentas, enquanto os conflitos armados correspondem a 18% dos casos.

O informe publicado em Genebra pela OMS revela em detalhes as dimensões de uma praga que não parece estar ausente de nenhum país, coletividade ou segmento de idade. Diariamente o planeta registra uma média de 1.424 homicídios, uma vítima por minuto. A cada 40 segundos uma pessoa se mata, enquanto dia após dia as guerras matam mais de 800 pessoas.

Para cada morte, sublinha o documento, há muitas outras pessoas que ficam feridas ou golpeadas intencionalmente.

A OMS estima em 57 mil o número de crianças vítimas de homicídio a cada ano. No outro extremo estão os idosos, dos quais entre 4% e 6% são vítimas da violência em sua própria família ou em centros de internação.

Entre os que têm mais de 75 anos, a incidência dos casos de suicídio é três vezes maior que a do segmento compreendido entre os 15 e os 44 anos.

O estudo da OMS estabelece notáveis diferenças entre os países ricos e pobres e também entre as diversas regiões. As taxas de morte violenta são duas vezes mais altas nos países de renda média e baixa que nos países mais ricos. Os homicídios são três vezes mais freqüentes na África e na América do Sul. Na Ásia e na Europa os suicídios são pelo menos o dobro dos homicídios.

Com 815 mil mortes em 2000, os suicídios são a 13.a causa de mortalidade global.

Entre as diferenças entre homens e mulheres diante da violência, os autores do informe se detiveram na violência que ocorre entre casais. Estudos realizados em alguns países demonstraram que no caso de mulheres mortas de forma violenta, o responsável era o marido ou companheiro entre 40% e 70% dos casos.

No caso dos homens, ao contrário, o risco de morrer assassinado pela companheira é muito inferior: entre 4% e 8%.

Voltar ao topo