MST promove uma série de invasões nos pedágios do Paraná

Como forma de protesto pelo Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária, o Movimento dos Sem-Terra está promovendo nesta terça-feira uma série de invasões contra as praças de pedágio no Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa do MST, 23 praças foram ocupadas pelo grupo e cerca de três mil manifestantes estão mobilizadas nesta manifestação.

A série de protestos pelo Dia Nacional da Luta contra a Reforma Agrária relembra o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, quando membros do MST foram assassinados por policias militares daquele Estado.

Uma das primeiras praças a serem invadidas foi a da Ecovia, em São José dos Pinhais, que cuida do trajeto entre Curitiba e litoral. As cancelas deste pedágio estão liberadas e os motoristas passam sem pagar a tarifa. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, nesse momento, circulam na 277 cerca 350 veículos por hora, nos dois sentidos da rodovia. A concessionária Ecovia vai pedir na justiça reintegração de posse.

No Paraná, além do protesto pela data, o Movimento dos Sem Terra também faz outras reividicações. Eles são contra o preço do pedágio praticado pelas concessionárias, que, segundo eles, está alta demais. Também são contra o agronegócio, pedem a atualização dos índices de produtividade, que não são realizadas desde 1973 e querem o assentamento de oito mil famílias no Paraná.

A manifestação é por tempo indeterminado.

Com informações da repórter Joyce Carvalho.

Voltar ao topo