MP investiga cooperativa criada por Berzoini

Um dos empreendimentos mais ambiciosos da elite sindical brasileira, criado pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini, enfrenta graves problemas financeiros, processos na Justiça e denúncias de irregularidades no Ministério Público de São Paulo.

A Cooperativa Habitacional do Sindicato dos Bancários (Bancoop) foi criada há dez anos, quando Berzoini era presidente do sindicato, e desde essa época é controlada pelo seu grupo político – ligado ao Sindicato dos Bancários.

A Bancoop começou coletando dinheiro de bancários para a construção de casas e apartamentos, mas foi muito além do seu plano original. Abriu suas portas a profissionais de outras categorias, atraiu 15 mil cooperados e passou a movimentar R$ 150 milhões por ano. É a segunda maior incorporadora de imóveis de São Paulo.

A Bancoop mexe com o interesse de alguns dos principais dirigentes sindicais, além de contar com recursos de fundos de pensão de estatais. Muitos militantes históricos compraram imóveis na cooperativa. Entre eles está até o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo a última declaração de bens entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem um apartamento em construção no Guarujá, litoral paulista.

Voltar ao topo