MP denuncia 81 pessoas por envolvimento na Operação Sanguessuga

Brasília – Oitenta e uma pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) no Mato Grosso por envolvimento com a quadrilha que fraudava licitações de ambulâncias e influenciava emendas parlamentares. O esquema foi descoberto pela Polícia Federal durante a Operação Sanguessuga.

Segundo nota do MPF/MT divulgada ontem (1º), o núcleo empresarial da quadrilha era composto por empresários estabelecidos em Cuiabá. "A partir da sua base na capital do estado do Mato Grosso, o bando manejava empresas de fachada. E com elas participava de licitações simuladas em todo o Brasil", diz o texto divulgado pelo Ministério Público.

A estimativa do MPF/MT é de que a organização criminosa tenha ocasionado prejuízos da ordem de R$ 110 milhões aos cofres púbicos. Parte desse dinheiro era revertida a servidores públicos, sob a forma de propina. O esquema, ainda de acordo o MPF, contava com a participação de agentes infiltrados no Congresso Nacional e em cargos de destaque nos ministérios.

Com a denúncia, terá início agora a ação penal contra os acusados. O primeiro ato do processo será o interrogatório de todos os denunciados. Paralelamente, o Ministério Público Federal dará continuidade às apurações para identificar outros possíveis participantes do esquema desarticulado pela Operação Sanguessuga.

Voltar ao topo