Movimento estudantil critica postura de dirigentes da APP de Maringá

A mobilização feita pelos dirigentes da APP- Sindicato de Maringá, de evitar a realização do projeto ?Educação Com Ciência? na cidade, pela ?não participação dos alunos e dos professores no evento?, foi duramente criticada pelo presidente da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas, Arthur Vicente Miranda. ?Este é um caminho antidemocrático?, disse.

O projeto começou esta semana e deve encerrar no sábado (3) com a participação de 1.600 alunos e professores da rede estadual pertencentes a 100 municípios do Paraná. ?A APP nos chamou porque queria que ajudássemos na adesão dos alunos para essa tentativa de boicote, porém, para nós, esse posicionamento equivocado da direção do sindicato vai contra o que sempre buscamos?, destaca Miranda.

Segundo o presidente, a união dos estudantes busca incentivar ações que auxiliem no desenvolvimento dos estudantes. ?Estamos lutando e defendendo os interesses de quem representamos: os estudantes. Não poderíamos aceitar um boicote a algo que é do maior interesse dos alunos, sobretudo porque todos queriam participar. Temos que incentivar propostas como essa e não tentar destruí-las. Isso é retroceder?, acredita.

De acordo com a presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Sara Cavalcanti, um dos apontamentos feitos pela direção da APP-Sindicato à tentativa de boicote, seria que os projetos da Secretaria de Estado da Educação teriam fins eleitoreiros. ?Entendemos que ?os Jogos Colegiais? já existem a praticamente 50 anos e o ?Educação Com Ciência? é embasado nas antigas feiras de ciências. Não vejo nada de eleitoreiro nisso?, ressalta. ?Na verdade estes programas dão oportunidade aos alunos participarem e, no caso do ?Educação Com Ciência?, de aprenderem e demonstrarem que têm capacidade muito maior do que muitos acreditam?, disse.

Para Sara, todos devem saber que atividades como essa valorizam a educação pública. ??O Educação Com Ciência? é um projeto muito importante e deve ser respeitado. Estas atividades aqui desenvolvidas são importantes para promover o aluno em sala de aula, dentro da escola e no meio social?, afirma.

Voltar ao topo