Morre em Las Vegas ator do “Karatê Kid”

São Paulo (AE) – Pat Morita morreu na quinta feira, aos 73 anos, de causas naturais, na cidade de Las Vegas. O anúncio foi feito hoje pela última mulher do ator, Evelyn, que disse que o marido "dedicou a vida à interpretação e à comédia".

Ele ficou conhecido como o senhor Miyagi da série de filmes Karatê Kid, que ensinava a jovens adolescentes os segredos do caratê e da autoconfiança. Pelo primeiro, de 1984, recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante e tornou-se o primeiro asiático-americano a ser indicado para um prêmio de interpretação.

Nascido na Califórnia, em uma família de imigrantes japoneses, teve tuberculose quando era pequeno e ouviu dos médicos que jamais voltaria a andar. Começou trabalhando como programador de computadores e só mais tarde decidiu se dedicar ao mundo do entretenimento. Sua primeira atividade na área foi como humorista, fazendo apresentações em casas noturnas e shows de calouros. Nessa época, apresentava-se sob o nome de "The Hip Nip".

Sua primeira grande oportunidade apareceu nos anos 60, quando foi apresentado à empresária Sally Marr, mãe do lendário comediante americano Lenny Bruce, que começou a administrar sua carreira e o fez viajar pelos EUA.

Depois de anos percorrendo os palcos como humorista e em participações especiais nos programas de televisão, Morita ganhou espaço e reconhecimento como o dono de um restaurante asiático em Happy Days, seriado americano dos anos 70.

No pico de sua fama, ganhou uma série própria, Ohara, em que fazia um detetive asiático, espécie de releitura cômica de Charlie Chan. Mas a produção não teve a resposta esperada do público e saiu do ar pouco depois.

Foram mais de cem atuações, entre cinema e televisão. Entre seus créditos mais importantes estão Lua-de-mel a Três, Duro de Espiar e o cult Até as Vaqueiras Ficam Tristes. O ator também dublou o imperador, em Mulan (1998), da Disney.

Em 1994, depois do quarto e último filme da série Karatê Kid, Morita recebeu uma estrela com seu nome na Calçada da Fama, no Hollywood Boulevard. Ele deixa a segunda mulher, Evelyn, com quem estava casado há 12 anos, e três filhas do primeiro casamento.

Voltar ao topo